Salários e Gratificações de Servidores Públicos

Os cargos têm remuneração composta por Vencimento Básico (VB); Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ); Adicional de Qualificação (AQ), previsto para Analistas e Técnicos; e pela Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), apenas para Analistas e Técnicos que desempenhem funções relacionadas à segurança.

Os três cargos do Judiciário são divididos em classes e padrões, que definem o vencimento básico de cada função. A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro da mesma classe, considerando o período mínimo de um ano, sob critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação de desempenho; já a promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, também tendo um ano como prazo em relação à progressão funcional anterior, dependendo do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento. Os servidores ingressam na Classe A - Padrão 1 e passam por progressões funcionais e promoções, aumentando seu vencimento básico, e podendo atingir até a Classe C - Padrão 13.

A Gratificação Judiciária hoje corresponde a 108% do vencimento básico de cada cargo e tem aumentos escalonados previstos até janeiro de 2019, quando chegará a 140% e poderão ser incorporados à aposentadoria, de acordo com o estipulado pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) 29/2016, que foi aprovado em 29 de junho de 2016.

O Adicional de Qualificação é dado aos servidores de acordo com conhecimentos adicionais adquiridos em ações de treinamento, títulos, diplomas ou certificados de cursos de pós-graduação. É previsto adicional de 1% para o servidor que tenha um conjunto de ações de treinamento que totalize pelo menos 120 horas, considerando um limite de 3%. Os Técnicos com graduação de nível superior têm adicional de 5%. Já para os Analistas, o adicional é de 7,5% para Especialização, 10% para Mestrado, e de 12,5% para Doutorado, sem a possibilidade de ganho cumulativo entre eles.

A Gratificação de Atividade de Segurança é dada aos Analistas e Técnicos Judiciários da Área Administrativa que têm atribuições relacionadas a funções de segurança e são denominados Inspetores e Agentes de Segurança Judiciária. Esses profissionais ganham um adicional de 35% em seus vencimentos básicos e devem participar programa de reciclagem anual, conforme disciplinado em regulamento.

Que tal começar a mudar de vida agora mesmo e conseguir o seu tão sonhado Adicional de qualificação? O INTRA oferece os melhores cursos de Atualização para Servidores e Funcionários Públicos com carga horária de 40 a 120 horas e certificado reconhecido em todo Brasil.

------> Conheça nossos cursos

Todos os direitos reservados
FONTE: https://www.acheconcursos.com.br/noticia/veja-a-tabela-de-salarios-dos-servidores-do-poder-judiciario-em-2017-4398