Senado analisa: Servidor Público com 'insuficiência de desempenho' poderá ser exonerado!

Servidores públicos estáveis - aqueles que já passaram pelo estágio probatório e foram aprovados - poderão perder seus cargos caso tenham mau desempenho no trabalho. É o que propõe a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que apresentou o Projeto de Lei do Senado Complementar (PLS) nº 116/2017.

Se aprovada a proposta, servidores públicos municipais, estaduais e federais terão seu desempenho aferido semestralmente e, caso recebam notas inferiores a 30% da pontuação máxima por quatro avaliações consecutivas, serão exonerados. Também perderá o cargo aquele que tiver desempenho inferior a 50% em cinco das últimas dez avaliações.

O projeto garante aos servidores o direito de pedir a reconsideração das notas, bem como de apresentar recurso ao órgão máximo de gestão de recursos humanos da instituição em que trabalha. Eventual exoneração ocorrerá apenas após processo administrativo, instaurado depois das primeiras avaliações negativas, com o objetivo de auxiliar o avaliado a identificar as causas da insuficiência de desempenho e superar as dificuldades encontradas.

A senadora Maria do Carmo, na justificativa do projeto, ressalta que "deve ficar claro que não se trata aqui de punir os bons servidores, que merecem todo o apoio legal para bem cumprir seu mister. Trata-se de modificar o comportamento daqueles agentes públicos que não apresentam desempenho suficiente, especificamente daqueles que recebem ajuda da chefia imediata e do órgão de recursos humanos da sua instituição, mas, mesmo assim, optam por permanecer negligentes".

Atualize seus conhecimentos com os melhores cursos de aperfeiçoamento para profissionais da área jurídica e administrativa. Milhares de servidores públicos melhoraram seu desempenho no local de trabalho e subiram de cargo realizando cursos no INTRA- Instituto Tributário de Ensino a Distância.

Não corra o risco de perder o cargo que lutou tanto para conquistar e chegar onde chegou. Atualize os seus conhecimentos e melhore seu desempenho no local de trabalho agora mesmo.


Quero melhorar meus conhecimentos agora mesmo

 

Todos os direitos reservados
FONTE: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/10/de-sua-opiniao-projeto-institui-perda-de-cargo-de-servidor-por-mau-desempenho